Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

quinta-feira, junho 28, 2007

TO MYSELF

Prezados Colegas,

Deixo uma mensagem para eu mesmo junto ao "blogdaeducomunicação", já que ninguém mais tem acessado este ambiente virtual, apesar das solicitações que fiz nas duas últimas aulas:

Parabéns a equipe integrada pelas mestrandas Roberta, Adriana, Gabriela e Carla Sofia pela apresentação do livro Educação e Comunicação... de autoria de Adilson Citelli, feita durante a última aula no dia vinte e sete de junho de 2007. Certamente alguns conceitos ficaram, agora, mais claros para todos.

Até mais!

Fernando.

sexta-feira, junho 15, 2007

DOS MEIOS ÀS MEDIAÇÕES - TERCEIRA PARTE

Olá pessoal!

Acredito que terminaram a terceira parte do livro de Barbero. Ná próxima aula trabalharemos algumas questoes sobre as comunicacoes na AL.

Sucesso!

Fernando.

segunda-feira, junho 11, 2007

DOS MEIOS ÀS MEDIAÇÕES...

E então colegas...

Terminaram a segunda parte do livro de Jeúsu Martin-Barbero? Acredito que agora tenha ficado mais clara a proposta do livro.

Não posso deixar de mencionar a quantidade de vezes que li a expressão: "segundo os historiadores...". Isto foi muito recorrente durante o texto e nos indica que uma das propostas do livro (historicidade das mediações que se fizeram a partir da utilização e implicações sociais dos meios) foi seguido a risca.

Fica uma observação:
O livro de Barbero pode ser considerado um mergulho vertical sobre a trajetória histórica da recepção dos artefatos sócio-culturais cotidianos, dentre os quais se destacam as tecnologias, os romances, os folhetins, os livros... e uma série de outros.

Além disso, destaca-se também a maneira consistente com que discorre sobre as encenações que foram sendo construídas como discursos sobre o social, tais como os carnavais, os melodramas, a fotografia, o cinema, as gravuras, imagens sacras, teatros... e uma série de outros.

É uma leitura que vale todo o tempo que ficamos para digredi-la.


Até mais.


Fernando

sábado, junho 09, 2007

(RE)ENCONTRO COM MICHEL DE CERTEAU

E então colegas...


Já tiveram a oportunidade de se (re)encontrar com Michel de Certeau no final da primeira parte do livro "Dos meios as Mediações...", de Jesús Martín-Barbero?

Quem diria que após aquelas densas digressões sobre povo, massa, sociedade de massa, indústria cultural, cultura popular... iríamos encontrar um autor que afirma que estas questões são uma "Invenção do Cotidiano", ou seja, "Teorias da Arte de Fazer".

Após a leitura da primeira parte do livro de Barbero, já conseguíram se posicionar teoricamente?
Encontraram-se no meio do povo, da massa, da sociedade de massa, da cultura popular, participando de uma grande indústria cultural... ou quem sabe em mais de uma destas???

Aguardo nossas discussões na próxima quarta-feira...

Até mais!!!
Fernando.

Texto de Jesús Martin-Barbero

Olá Colegas!
Deixei o texto intitulado "Novos Regimes de Visualidade e Descentralizações Culturais", cuja autoria é de Jesús Martin-Barbero, junto a pasta da professora Ademilde. Assim todos poderão possam fazer cópias. O texto, apesar de ser um tanto curto, com não mais de vinte páginas, fornece interessantes discussões sobre processos de descentralização cultural. Não deixem de ler... garanto que todos irão gostar.
Boa leitura e até mais!!!
Fernando.