Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

quarta-feira, julho 02, 2008

OLÁ MINHA GENTE!!! UM DOS TEXTOS QUE ISABEL E EU APRESENTAMOS NO SEMINÁRIO

Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia – UDESC

Disciplina: Educação e Comunicação

Professora: Ademilde Sartori

Alunas: Enemarí Poletti

Isabel Cristina U. Decker

Semestre: 1º de 2008




PARA UMA NOVA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Juana M.Sancho (organizadora)


A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência.

Ø crença – instrumentos de invenção mais recentes são tecnologia e que desumaniza

Ø tecnologias simbólicas (linguagem, representações icônicas, conteúdos, currículos

Ø tecnologias organizadoras ( gestão, controle da aprendizagem, disciplina)


Ø Será que a escola é a tecnologia mais adequada para responder aos problemas atuais de ensino???



A INEVITÁVEL TRANSFORMAÇÃO DO MEIO: Da Technica Naturalis à Technica Intentionalis
SERES VIVOS
Ø Adaptação ao meio: ações para preservar a própria existência, ou do grupo, fazendo uso dos meios disponíveis.
Ø Adaptação do meio: construção daquilo que não é encontrado.
Ø O desenvolvimento das tecnologias como atividade é específica da espécie humana
Ø Tecnologia – produção basicamente humana

AS MÚLTIPLAS FACES DA TECNOLOGIA: ALÉM DAS MÁQUINAS
EVOLUÇÃO DE UM CONCEITO

A palavra tecnologia tem a sua origem nas palavras gregas techné, que é arte no sentido de "produzir algo, buscando conhecer-se no que se produz" e logos, quer dizer palavra, tratado, pensamento, discurso.

Ø Idade Média: termo ars (arte)
Ø Idade Moderna: técnica
Ø Atualmente: vendida como progresso
Características da Sociedade tecnológica:
Ø Consumo de massa
Ø Utilização dos meios de comunicação de massa


EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO TECNOLOGIA SOCIAL
A escola é uma tecnologia da educação


TECNOFILIA E TECNOFOBIA: COMO FORMAS DE OCULTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Ø Tecnófobos: qualquer tecnologia (instrumento, sistema simbólico ou organizador) representa um perigo.


Ø Tecnófilos: cada contribuição tecnológica, principalmente no âmbito da informação, que surge é a solução para os problemas do ensino e da aprendizagem escolar.


CONCLUSÃO

•O processo que o ser humano se adapta ao/do meio acarreta a elaboração, a acumulação e a transmissão de um saber fazer, refletido nas diferentes formas de tecnologia, que transforma o mundo, mas também, os indivíduos e os grupos como parte dele. Nesse sentido é importante ter uma perspectiva histórica-social-cultural-política da tecnologia.

Obs.: (Infelizmente não consegui inserir as imagens. Preciso aprender o jeito certo)

Abraço, Enemarí