Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

quarta-feira, junho 25, 2008

NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

José Manoel Moran
Marcos T. Masetto
Marilda Aparecida Beherens


Análise reflexiva do texto: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA

Marcos T. Masetto

Objetivo do texto: Análise do uso da tecnologia como mediação pedagógica pontuando as seguintes discussões:
→ Reflexão sobre o papel da escola. Esta deve “educar” seus alunos em todos os níveis, entendendo por educação transmitir um conjunto organizado e sistematizado de conhecimentos nas diversas áreas.
→ Professor é preparado para ensinar e aprender conteúdos (avaliação = prova para cobrar conteúdos ensinados). Valorização do domínio dos conteúdos em detrimento a outros. Não agregando valor algum à competência para a docência, conforme coloca o autor: “[...]e o que encontramos, então, são professores – desde a 5ª. Série do ensino fundamental, passando pelos três anos do ensino médio e lecionando nas faculdades – “miniespecialistas” ou “maxiespecialista” em conteúdos de suas matérias ou disciplinas, transmitindo-os da forma que melhor convém a cada um, mas em geral, como amadores quanto ao conhecimento e à prática dos aspectos fundamentais para se desenvolver um processo de aprendizagem”[...]( p. 135). Entende-se a partir desta citação a ausência de maiores análises críticas na formação de professores, em especial no que se refere ao uso das tecnologias.
→ Nunca houve uma valorização do uso adequado das tecnologias.
Os fatores acima trazem a tona a discussão do uso das tecnologias e a mediação pedagógica evidenciando dois fatos novos.
→ primeiro- Surgimento da informática e da telemática com as mais novas e recentes informações, pesquisas e produções científicas do mundo todo, em todas as áreas e com isso a oportunidade de desenvolver a auto-aprendizagem a distância, a partir dos microcomputadores nas bibliotecas, escritórios, residências, etc. Surgindo assim, novas formas de conhecimento ( relatórios, trabalhos monográficos, etc.) proporcionando integração de movimento. Neste contexto surgem os cursos a distância ( por meio da novas tecnologias como teleconferências e internet) e o professor especialista na mediação com pessoas a distância. O conhecimento é produzido e construído coletivamente. Alunos e professores trocam informações e trabalhos a distância com grande velocidade através da internet.
A distância em que me encontro de vocês, no momento em que está acontecendo nossa aula, é um exemplo, de como a educação a distância acontece e que esta pode sim, ser de qualidade, embora que ainda se fale o contrário, talvez por não se conhecer como estão desempenhando sua docência os alunos-professores, egressos dos cursos desenvolvidos a distância. Isto coincide com o segundo fato novo.
→ segundo – Suscita o mesmo tipo de debate que fica por conta da abertura que está havendo,de uns tempos para cá, no ensino superior, para a formação das competências pedagógicas dos professores para sua atuação profissional.
Esses fatos exigem reflexões e estudos em situações de aprendizagem com uso adequado das tecnologias que são colocados pelo autor em quatro tópicos:
- Tecnologia e processo de aprendizagem;
- Tecnologia e mediação pedagógica;
- Tecnologia, avaliação e mediação pedagógica;
- O professor como mediador pedagógico.
Um breve comentário sobre:
Tecnologia e processo de aprendizagem – Acerca do processo de aprendizagem e tecnologia o autor chama atenção para quatro elementos: o conceito mesmo de aprender, o papel do aluno, o papel do professor e o uso da tecnologia. Podemos pensar que a tecnologia no processo de aprendizagem apresenta-se como um meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo.A tecnologia por si só não resolve os problemas com a aprendizagem de um modo geral na educação, mas poderá colaborar se for usada adequadamente. Neste item também são comentados pelo autor o conceito de aprendizagem levando-se em conta o desenvolvimento humano. Conferindo nas interações aluno-professor-aluno um pleno sentido de co-responsabilidade no processo.
Tecnologia e mediação pedagógica – O autor considera importante que se entenda por mediação pedagógica a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem colocando-se como uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem de forma ativa para discutir e debater um conteúdo, colaborando para que se aprenda a comunicar conhecimentos seja por meio de meios convencionais, seja por meio de novas tecnologias. Segundo o autor a mediação pedagógica coloca em evidência o papel de sujeito do aprendiz e o fortalece como ator de atividades que lhe permitirão aprender e conseguir atingir seus objetivos. É o que conhecemos como sujeito crítico e reflexivo diante do processo de aprendizagem.

Agora colega Elenir é com você.
Bjos a todos.

1 Comments:

Blogger elenir barg said...

obrigada colega por sua colaboração

junho 25, 2008

 

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