Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

terça-feira, junho 24, 2008

Aula dia 25 de junho

Adorei essa discussão. Primeiro, por que todos estão participando, dizendo se podem ou nao, o que preferem. Segundo, por que surgiu a pergunta sobre como seria uma aula no blog. Excelente pergunta! (ah, é claro que eu vou participar, não tenham dúvidas: seria uma experiência imperdível).

Uma das grandes vantagens do blog é ser um dispositivo de comunicação assíncrona, ou seja, alguém acessa quando tem oportunidade ou acha mais conveniente. Não há necessidade de horário marcado. Mas, isso não anula a necessidade de definir o tempo de duração da discussão.

No entanto, participar de um blog com horário marcado, foi algo que nunca fiz. Não sei se daria certo, mas adoraria descobrir! Vamos fazer isso juntos?


Temos essas duas possibilidades: interação assíncrona e interação síncrona.

Sugestões:

Para interação assíncrona: um (ou mais colegas), postaria um resumo da discussão feita em sala. Cada um faria pelo menos um comentário sobre o resumo feito. Depois, acrescentaríamos outros comentários, conforme o andar da discussão. Só precisamos decidir por quanto tempo duraria a discussão, uma vez que, na interação assíncrona não existe horário marcado, mas duração da atividade pode ser prolongada.


Para interação síncrona: todos entrariam no blog num horário a combinar. Um ou dois colegas postariam um resumo (que então, já deve estar pronto) e nós acrescentaríamos nossos comentários, de acordo com os textos que lemos, buscando aprofundar a dsicussão. Teríamos que decidir também a duração do debate. Uma hora? Duas horas?

Na primeira, as pessoas dispoem de mais tempo para pensar e articular sua resposta, ou sua pergunta. Na segunda, as intervenções são mais rápidas, momentâneas, não há muito tempo para elaborar. A duração da atividde é mais curta.

Há quem defenda que a primeira é mais adequada para a educação a distância, por respeitar a agenda pessoal e permitir reflexões mais fundamentadas. Há quem pense que a interação síncrona é mais desejável pela imediatez da obtenção de respostas.

Aguardo a posição de vocês.


Ademilde