Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

terça-feira, abril 22, 2008

Arrisco Algumas Palavras

o texto "Educação e novas Tecnologias na sociedade da informação" me fez refletir sobre algumas questões sociais que compartilho com o grupo:

Vivemos num lugar conhecido como: "Sociedade da Informação". Neste a informação é o centro de todos os processos de desenvolvimento desta sociedade!

Podemos dizer também Sociedade da Comunicação, Sociedade do conhecimento, Sociedade pos-industrial entre outros títulos modernos que identificam o modo como se pensa a vida hoje.

No entanto, procuro onde ficou a Sociedade Humana? A Sociedade Solidária?

Desde o início da humanidade acredito que o "homem" nunca teve uma quantidade tão grande de informação e de tecnologias como tem hoje a sua disposição e arrisco dizer que sua preocupação verdadeira com o outro também nunca foi tão desproporcional com sua possibilidade real de melhorar a vida do próximo.

Nos escondemos entre nossas senhas e códigos, passamos despercebidos por "não lugares", Acessamos inumeras informações, nos preocupamos em desenvolver tecnologias e buscar vidas em outros planetas, mas esquecemos de cuidar das muitas vidas que temos neste!!!

Marelenquelem Miguel

4 Comments:

Blogger Led said...

pois é marenquelen, nunca foi tão difícil pro ser humano ser humano! com tanta tecnologia e apelo para o consumo, esuqecemos da coisas simples, das caminhadas sem calçados, dos banhos de chuva, das conversas debaixo da árvore... mas uma colocação: não passamos despercebidos pelos não-lugares. somos cada vez mais vigiados.

abril 24, 2008

 
Blogger Ademilde said...

Você já leram Não-lugares: uma introdução a Antropologia da supermodernidade, do Marc Augé?
Ele fala disso, do controle a que estamos submetidos em um não-lugar e na perda da humanidade nos lugares de passagem, aeroportos, supermercados, estradas de alta velocidade, lugares em que não é mais possível coisas como "andar de pé descalço", "subir em árvores", mas o trânsito, o deslocamento, a identidade e o anonimato.

abril 25, 2008

 
Blogger Marelen said...

Olá

É verdade somos vigiados, mas continuamos despercebidos pelas pessoas que passam conosco no local e que também são vigiadas por outras!! (Que coisa louca)

Isso me faz lembrar o livro "Modernidade Líquida" de Zygmunt Bauman

Abraços

abril 25, 2008

 
Blogger Kell said...

Concordo com vc Marelen, e digo mais...temos acesso a muita informação na "sociedade da informação", mas será que conseguimos transformar esse turbilhão de informações em conhecimento??? Falta, acredito eu, ao ser humano, saber se colocar mais no lugar do outro!!!

abril 27, 2008

 

Enviar um comentário

<< Home