Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

terça-feira, dezembro 18, 2007

HOJE: data importante para o projeto UCA




HOJE o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), ligado ao MEC, está realizando o pregão para definir o lap top oficial do projeto Um Computador por Aluno.

A companhia que vencer o pregão (e comprovar que entrega o que foi pedido) vai fornecer 150mil laptops populares para 300 escolas do projeto piloto UCA. Vejam detalhes no site do MEC.


Os maiores concorrentes certamente serão o Classmate PC, da Intel, Mobilis, da Encore Softwares e XO, conhecido como o “laptop de 100dólares” da Fundação One Laptop Per Child (aquela fundação do Nicholas Negroponte).







A configuração mínima para um laptop ser considerado popular é: 256 MB de memória RAM, unidade de armazenamento de 1G, sistema operacional baseado em software livre e em português, duas portas USB, tela de cristal líquido de sete polegadas, teclado com vedação para líquidos, controladora de rede sem fio, web cam e bateria com autonomia de três horas. Ah! E cair de uma altura de um metro sem sofrer danos! Um “duro na queda” para agüentar as traquinagens da criançada!


Um laptop popular e poderoso pode ser comprado nos EUA por 188 dólares (algo como 345 reais): ele é a prova de chuva, poeira e queda! Se você só quiser ler, a bateria dura até 24 horas! Se trabalhar “pesado” só dura seis. Ele vem com câmera embutida, microfone, slot para cartão de memória, controle remoto para jogos, e tem tela que permite diferentes configurações de mesa gráfica.

É ele mesmo: o XO, o computador de 100 dólares, da fundação Um Computador por Criança. Ele parece um robozinho quando está aberto.




O que ele tem demais?

Bem, vejamos a lista:

Bateria de Fosfato de ferro-lítio. Hã??? Bem, um dia desses explico as diferenças entre as químicas das baterias, mas hoje me limito a dizer que funciona a temperaturas bem mais baixas que as baterias usuais costumam agüentar. Custam em torno de 10 dólares e têm capacidade de ciclagem quatro vezes maior que as outras, ou seja, podem ser carregadas muitas e muitas vezes mais que as baterias usuais.

Consumo: o XO consome 2watts enquanto um lap top executivo consome, em média, 60W. Não precisa explicar mais, não é? Basta lembrar que o próprio Negroponte comentou que pareceu mais fácil produzir o XO por cem dólares que conseguir um consumo de apenas 2W.

Tela brilhante: a tecnologia utilizada na tela possibilita que você possa desligar a iluminação interna da tela (Backlight) e ela se ilumina com a luz solar. Mais economia de bateria.

Conexão: wireless e rede de malha. Rede de malha? A conexão por rede de malha é uma das propriedades mais incríveis do XO: com ela um XO enxerga outro XO. Eles se reconhecem e se comunicam. Assim, se um XO tiver conexão com a Internet, os que estiverem próximos também poderão se conectar. Isso vale para atualização de software também.

Temos outros laptops de baixo custo à venda por aí. Visando mercados casuais, está sendo vendido pela empresa Taiwanesa Asustek, o Eee PC 701 (Easy to learn, easy to work, easy to play), com memória flash de 2, 4 ou 8GB. Também tem web cam. Possui tela de sete polegadas, inicialmente operava com Linux , mas agora pretende-se que opere com Windows também.


Ao preço de 245 dólares, o laptop é dirigido à mulheres e crianças (acho que as feministas não vão gostar disso!!!).

1 Comments:

Blogger Ademilde said...

Não é que as mulheres adoraram!!!!

março 28, 2008

 

Enviar um comentário

<< Home