LINGUAGEM NA CONSTITUIÇÃO DO HOMEM - UM SER SOCIAL
O homem sempre desenvolveu a linguagem com intenção de comunicar-se, seja entre seus grupos ou como meio de interação e conhecimento para com os outros grupos.
A linguagem humana ao longo do seu processo evolutivo fez com que, diante de sua complexidade, criasse diversos recursos e várias possibilidades de sentidos para possibilitar cada vez mais a comunicação entre os homens, deixando de ser uma mera transmissão de sinais e mensagens.
A linguagem humana ao longo do seu processo evolutivo fez com que, diante de sua complexidade, criasse diversos recursos e várias possibilidades de sentidos para possibilitar cada vez mais a comunicação entre os homens, deixando de ser uma mera transmissão de sinais e mensagens.
A linguagem humana diferencia-se da linguagem dos outros animais, exatamente pela sua intencionalidade. Segundo Vygotsky, na linguagem dos animais não há desenvolvimento do pensamento, o que ocorre com de modo contrário na linguagem humana. Nós humanos, ainda segundo Vygotsky, passamos da fase pré-verbal de desenvolvimento do pensamento e pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem. (RIZZATTI, 1A p.18).
As formas de organização da linguagem humana é que as diferencia da linguagem dos animais. Essa organização se estabelece a partir da diferença em que o pensamento humano se torna verbal, segundo Kohl de Oliveira, essa forma verbal é “mediada por significados dados pela linguagem”, tornando-se assim manifestações orais, “simbólicas e generalizantes”. (RIZZATTI, 1A p.18).
O processo de desenvolvimento da linguagem humana fez com que a mesma fosse caracterizando-se de acordo com sua articulação, criatividade e variação conforme o meio cultural em que nasce. Nesse sentido para Vygotsky, a linguagem é um sistema básico de todos os grupos humanos, e permite o desenvolvimento dos homens como seres sociais e culturais que se comunicam e expressam idéias, opiniões, emoções, intenções, etc..(RIZZATTI, 1A p. 26). Também para Vygotsky, a linguagem tem duas funções essenciais que são o intercâmbio social e o pensamento generalizante.
No intercâmbio social a linguagem tem a função de comunicação entre os homens, enquanto que no pensamento generalizante a linguagem permite ao homem a ordenação e organização da realidade, transformando em idéia tudo o que é apreendido do mundo.
A linguagem dentro da perspectiva sócio-histórica, fundamentada na dialética Marxista, destaca que é na e pela linguagem, que o homem pensa, reflete conscientemente sobre a realidade que o cerca, especialmente na atividade de trabalho. A relação homem/natureza tem na linguagem a mediação que possibilita a conceituação, a organização e representação da realidade, possibilitando atividade cognitiva entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Deste modo a linguagem permite ao homem construir sua visão sobre a realidade.
Este estudo foi realizado durante o curso de graduação. Hoje ao reler este escrito refleti como Vygotsky nos apresentaria sua teoria da linguagem na sociedade atual? Se a função da linguagem é a comunicação entre os grupos humanos possibilitando a interação entre os mesmos, como estaria essa comunicação hoje na sociedade informatizada? Como se sentem os excluídos desse mundo tecnológico? Percebo que ainda temos muito que aprender sobre Educação e Comunicação, especialmente sobre Paulo Freire e seu conceito de Comunicação.
Isolânia Wippel
4 Comments:
Oi Isolandia
Você escreveu esse texto com base no artigo "Marxismo e Filosofia da linguagem"?
Eu gostei muito do que você escreveu, me ajudou a olhar para esse artigo de uma outra forma.
Atenciosamente,
Marelen
abril 22, 2008
Oi!!Na verdade o texto me fez lembrar de Vygotsky e do seu conceito sobre linguagem. Porém este texto foi elaborado para um trabalho na graduação. Também li seu texto e tenho me perguntado muito sobre: para onde caminha a humanidade? Penso que nós educadores temos um importante papel diante desta sociedade se quisermos um mundo melhor. Abraços.
abril 23, 2008
Parece que o texto Marxismo e filosofia da linguagem está provocando o debate.
Mas, isolânia, será que alguma vez houve uma "mera transmissão de signos e mensagens" como você faz alusão no início do texto? Sei que você o escreveu na graduação, mas e agora, o que você pensa sobre isso?
abril 25, 2008
Ola prof. Ademilde! Ao refletir sobre a linguagem como forma de comunicação humana podemos entender, ou perceber uma sociedade primitiva, sem organização política previamente planejada, e numa sociedade moderna quando temos,( como dizem nossos colegas, em seus comentários), alguém sempre nos vigiando. Podemos ainda relacionar este comentário a Foucault em sua obra "A ordem do discurso", onde temos a certeza de que a linguagem deixou de ser mera transmissão de sinais e mensagens entre os grupos humanos e sua cultura. Então passamos a perceber a linguagem como forma de controle. Se jogarmos essa reflexão para o espaço escolar essa certeza aumenta, pois vamos para este espaço com um discurso pré-elaborado. Assim, entendo que em cada sociedade, de certa forma, há sempre um domínio entre as classes, ou seja, dominantes e dominados, opressores e oprimidos.
Acredito que a obra de Foucault nos permite uma reflexão profunda, especialmente entre mensageiro, mensagem e receptor. Enfim, o quê estamos transmitindo, para quem e com que objetivo o fazemos.
abril 26, 2008
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