Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

segunda-feira, maio 22, 2006

TV na Escola

Reportagagem Liguem a TV: vamos estudar!

Revista Nova Escola, janeiro /fevereiro de 2006.

Novelas, seriados, desenhos animados, noticiários... Qualquer programa de televisão pode ser usado na sala de aula para introduzir ou aprofundar conteúdos e para discutir valores e comportamentos segundo Paola Gentile, e nessa reportagem ela traz exemplos interessantes de que isso é possível. Os alunos certamente permanecem de olhos grudados na televisão tempo igual ou superior ao que ficam na escola. Dá para desprezar uma ferramenta pedagógica como essa?

Segundo Maria Thereza Rocco, há uma tendência por parte de pais e professores em olhar a telinha como o demônio responsável pelo (mau) comportamento das crianças "se ela fosse tão influente na atitude das pessoas, bastaria termos uma TV perfeita para vivermos na sociedade dos sonhos".

Na escola municipal de ensino fundamental Egon Schaden, SP, os noticiários são trabalhados em sala de aula, pois atualizam os conteúdos escolares dos livros didáticos, ou fornece material que não está neles. Nessa escola para tratar de trabalho infantil, na 4ªsérie, a turma leu o Estatuto da Criança e do adolescente e assistiu a reportagens dos programas Fantástico e globo repórter Com pesquisas na internet sobre as diferentes situações de trabalho infantil e o que está sendo feito no Brasil para erradicá-lo, os alunos perceberam que a realidade não se limita ao que é mostrado na telinha. Por outro lado, como montaram um telejornal, precisaram selecionar informações, compreendendo a necessidade de síntese para o veículo. As produções de época também fornecem material para pesquisa em diversas disciplinas. Na escola Egon Schaden, SP, usaram a minissérie A casa das sete mulheres, para introduzir o estudo sobre a Região Sul. Eles compraram o DVD e a revista sobre o programa, assistiram em casa e selecionaram as cenas mais importantes para reproduzi-las em classe. Em história, os alunos pesquisarm a Revolução Farroupilha. Em arte, analisaram as imagens de Giuseppe e Anita Garibaldi e Bento Gonçalves publicadas nos livros com as dos atores que os interpretaram e outras disciplinas também foram trabalhadas com o DVD, no final fizeram uma releitura da minissérie e fizeram uma peça de teatro reescrita pela turma.

Na escola Estadual Jornalista trajano Chacon, no Recife, propaganda motiva o estudo de matemática, de 5ª a 8ª série, para quebrar o grande tabu que a matemática representava para eles, a professora levou para a classe um vídeo com comerciais de supermercados e lojas de eletrodomésticos gravados em casa. Primeiro ela pediu para os estudantes relatarem o que viram e ouviram nas propagandas. O objetivo era que percebessem a força de coerção da linguagem. Depois ela introduziu os conteúdos: com os números utilizados nos comerciais, ela ensinou juros, desconto, vendas à vista e a prazo e propôs vários exercícios. Os alunos se animaram ao constatar o uso prático da disciplina.

Então pessoal a reportangem e bem maior tentei fazer uma síntese dos pontos mais importantes, achei interessante porque às vezes nós professores até temos consciência que é importante trabalhar a televisão em sala de aula, mas não sabemos como fazer isto, essa reportagem dá algumas idéias espero que tenham gostado.

Fabiana

trabalho sobre a televisão