Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

sábado, maio 20, 2006

tele-curso 2000

Você sabe o que é o TELECURSO 2000?

Telecurso 2000 é um sistema de educação brasileiro por televisão criado pela Fundação Roberto Marinho.
A Fundação foi criada em 1977 pelo jornalista Roberto Marinho. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos voltados para o ensino formal e informal, bem como, projetos educacionais visando a preservação e revitalização do patrimônio histórico, cultural e natural nos mais diversos pontos do Brasil.
Atualmente várias emissoras, públicas e privadas, exibem as tele-aulas, aulas pela televisão, nas quais o aluno pode ter acesso a conteúdos de Ensinos Fundamental e Médio sem sair de casa. As matérias são gravadas em blocos, divididos por área.
As "tele aulas" atualmente exibidas foram gravadas durante os anos de 1994 e 1995, substituindo os antigos Telecurso 1º Grau e Telecurso 2º Grau, cujas aulas haviam sido gravadas durante as décadas de 70 e 80.
Com duração de 15 minutos, as tele aulas contavam com atores conhecidos do público (tanto de telenovelas quanto de comerciais), como Zezé Motta, Chris Couto, João Acaiabe, Rosi Campos, Cássio Scapin, Carlos Takeshi, Théo Werneck, Luciano Amaral, Cláudio Chakmati, Luiz Guilherme, Eliana Fonseca e Roney Facchini.
Para cada matéria havia um enredo e um elenco próprios. Por exemplo: As aulas de Ciências (1º grau) e química (2º grau) se passavam em uma banca de jornais e em um bar, e alguma matéria de jornal ou algum fato inusitado da cozinha do bar serviam de gancho para as explicações;
As aulas de português giravam em torno de Machado (Théo Werneck), um operário que tinha como hobby a escrita;
Já as aulas de inglês passavam-se em uma agência de turismo, comandadas pelo personagem de Roney Facchini;
O curso de física assemelhava-se a uma reportagem de TV, em que a repórter vivida por Chris Couto mostrava exemplos das aplicações das leis da física nas ruas;
As aulas do curso profissionalizante de mecânica sempre giravam em torno das dúvidas do aprendiz de metalúrgico vivido por Luciano Amaral;
O currículo do Telecurso abrangia todas as matérias dos Ensinos Fundamental e Médio; No entanto, algumas disciplinas, como Educação Física e Inglês, embora tivessem suas apostilas próprias, eram optativas, e o aluno poderia obter o diploma sem praticá-las.
Obviamente, a aula de Educação Física era a única que não poderia ser praticada nas "tele-salas", por isso o currículo delas abrangia apenas sugestões de exercícios de condicionamento físico e noções básicas de fisiologia.
O Telecurso 2000 contou com grandes nomes da área pedagógica na elaboração dos roteiros dos programas, que até hoje são inovadores no fato de ensinarem as disciplinas do currículo escolar brasileiro sem cair na morosidade e na burocracia que marcavam os antigos Telecursos e Cursos de Madureza.
Recentemente, começou a ser analisado um projeto de regravação de algumas aulas, até pelo desgaste das aulas originais, e pela desatualização em alguns tópicos das aulas de Geografia e História, que já não vão mais ao ar na íntegra.
Entre os diretores da TVN, que produzia o programa, encontrava-se o hoje badaladíssimo Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel.
Atualmente, o "Telecurso 2000" é exibido nas manhãs da Rede Globo e da TV Cultura. Outras emissoras de menor alcance, como a católica Rede Vida, também exibem o programa para preencher a programação. Além disso, também é apresentado no canal Futura, também pertencente à Fundação Roberto Marinho.
As "tele-aulas", assim como suas apostilas correspondentes, são facilmente encontradas em bancas de jornais nas formas de DVDs ou fitas VHS, podendo também ser encomendadas à própria Fundação Roberto Marinho.


Caros colegas, esta pesquisa foi feita pela Liliam porque ela ainda não está conseguindo postar.



Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Telecurso_2000"
Categorias de páginas: !Esboços sobre educação Ensino
DICA DE LEITURA PARA QUEM QUER SE APROFUNDAR NO TEMA TELEVISÃO E EDUCAÇÃO:



Autor: Tânia Maria Esperon Porto
Editora: JM


O fenômeno do fracasso escolar no ensino de 1º Grau, os interesses dos jovens adolescentes por mídias, as características e comportamentos específicos destes jovens em início de adolescência motivaram esta pesquisa sobre o cotidiano de alunos e professores de 5as séries.
Assim, a preocupação central deste estudo está voltada para questões que dizem respeito aos adolescentes, situando-os em duas instâncias formadoras: a escola e a televisão.
Os elementos abordados neste livro contribuem, entre outros aspectos, para o entendimento da relação aluno-televisão-professor podendo indicar caminhos para a realização de "pesquisa enquanto ensino".