Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

quarta-feira, maio 02, 2007

Resumo - Educação e Comunicação - 25/04/2007

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Programa de Pós-graduação em Educação
Mestrado em Educação
Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia
Disciplina: Educação e Comunicação
Professora: Ademilde Sartori


A reflexão sobre o que é interatividade foi o mote reflexivo, do último dia vinte e cinco de abril, na disciplina Educação e Comunicação, integrante do programa do Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. A partir do texto intitulado O que é Interatividade, de autoria de Marco Silva, os estudantes discutiram as diversas idéias que se imbricam em tal conceituação. Inicialmente, a professora Dra. Ademilde Sartori, convidou a todos para falarem sobre as suas impressões acerca do texto, salientando os pontos que consideraram interessantes e/ou aqueles em desacordo com o que entendem pelo termo aludido. Neste momento, todos compartilharam seus entendimentos sobre a idéia em questão, o que incentivou a dinamização e uma saudável troca de conhecimentos. Ao longo do debate, todos concordaram que o termo interatividade possui uma enorme quantidade de conceituações. Todavia, ficou acordado entre todos que sua pedra basilar está assentada na possibilidade de co-autoria, bidirecionalidade e hibridação dos conteúdos que se congregam em uma mensagem. Assim, a interatividade não se resume apenas a uma dimensão operacional da relação que estabelecemos com as tecnologias, mas também as diversas potencialidades que elas trazem à dinâmica das relações que estabelecêssemos com nossos pares. Paralelo a isso, foi desenvolvida uma breve discussão sobre dois movimentos que se preocupam em analisar as inter-relações entre educação e comunicação: educomunicação e educomídia. Ao final, a aula foi encerrada com sugestões de leituras para o encontro seguinte.