Algumas idéias referente Dos Meios às Mediações - Barbero
O autor coloca em debate alguns fatores sobre o conflito entre emissores e recptores. Os receptores nem sempre são seduzidos sem resistências. Na América Latina as massas ainda contém o povo, e a massificação da cultura se confunde com a emergência de uma política dessas massas e, desta forma assume a mestiçagem cultural.
O autor também faz uma análise "da massa como efeito dos processos de legitimação e lugar de manifestação da cultura em que a lógica da mercadoria se realiza". Os frankfurtianos entendem a contracultura como uma implosão social. Numa busca por novos movimentos políticos e por novos espaços Walter Benjamin esboçou algumas idéias para pensar o não-pensado pela Escola de Frankfurt: o popular na cultura como experiência e produção.
Barbero marca a presença do popular na cultura e estabelece uma genealogia da cultura popular, que se elabora no transcurso do processo de recepção, reconhecimento e apropriação. Estas são as mediações - espaços, temporalidade e competências culturais - que seria importante considerarmos no cotidiano.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home