"Brasil adota o padrão japonês da TV digital", este era o título do anúncio da capa do diário Catarinense, do dia 24/6/2006 sábado, na página 15 caderno de economia, a reportagem iniciava da seguinte forma Costa confirma padrão japonês para TV digital.
A reportagem é sobre a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, ( SBTVD), é tem tudo a ver com o trabalho de pesquisa sobre a Televisão, por isso vou comentar sobre essa reportagem.
Antes queria responder a pergunta abaixo, para esclarecer o que quis dizer na apresentação do trabalho que pode não ter ficado claro.
Alguma emissora no Brasil já transmite programação com sinal digital ?
A resposta é não, segundo a reportagem do diário e outras fontes pesquisadas. A TV digital no Brasil ainda está em fase de testes, e as únicas transmisões que estão sendo feitas em caráter experimental são fechadas.
Vamos a reportagem...
O ministro das comunicações do Brasil, Hélio Costa declarou que o ministro das comunicações do Japão, Heizo TakenaKa, estará no Brasil no dia 29/6/2006, para solenidade em que será feito o anúncio oficial da escolha Brasileira, do padrão de TV digital.
O acordo a ser assinado nessa data, prevê o uso de tecnologia japonesa com a incorporação de inovações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, financiamento do banco japonês para implantação da TV digital e proposta de trabalho conjunto para viabilizar a modernização da indústria eletrônica brasileira.
Também haverá a instalação da fábrica japonesa de semicondutores ( chips) no Brasil, há um documento para tratar do compromisso de formação de mão-de-obra especializada e da criação de condições no país que viabilizem a implantação dessa indústria .
O Brasil descartou outros sistemas de TV digital. O sistema americano devido a ausência de tecnologia que permitisse a mobilidade, argumentos do governo brasileiro. O sistema europeu foi defendido principalmente por produtores de conteúdo, como uma oportunidade de abertura do mercado da televisão por privilegiar a multiprogramação, mas esse argumento não prevaleceu.
Nessa reportagem pode-se analisar que existem interesses de mercado e relações de poder norteando a escolha do padrão de TV digital que será adotado no Brasil, adotar o padrão japonês siginifica também financiamento e implantação de indústrias japonesas no Brasil, para implementação da TV digital.
Para os telespctadores essa indústria promete que a partir da adoção do modelo escolhido, imagens em alta definição, poderão ser assistidas em casa pelos brasileiros.
Deixo esses questionamentos para quem se interessar em comentar a reportagem, espero que tenham gostado.
Será que o Brasil está preparado para imagens em alta definição? Será que não temos que refletir mais sobre a qualidade da programação ao invés da qualidade de definição da imagem?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home