Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

domingo, maio 28, 2006


Tecnologia em Educação!!!!!!

Como ferramenta de comunicação, a Internet abre um campo de desenvolvimento novo, como capacidade de interação em tempo real (e com baixo custo) de alunos em diferentes localidades geográficas. Por meio dessa possibilidade, surgem os projetos educacionais colaborativos, que, quando conduzidos e incentivados por um moderador, levam os alunos a aprenderem com seus pares. Nesses projetos, que não precisam ser totalmente virtuais, os alunos são levados a pesquisar e, depois, pelas ferramentas de comunicação, trocam idéias com outros alunos sobre o tema, o que culmina em uma proposta de ações para a sociedade. Para os educadores, a capacidade de comunicação oferecida pela Internet, além do benefício da criação de projetos, deve ser encarada como uma possibilidade de contato com outros profissionais da área, levando a um aprimoramento profissional.A experiência do Grupo Positivo nessa área consiste no desenvolvimento do Portal Educacional. Nesse projeto, uma equipe heterogênea — composta de educadores das diversas disciplinas e níveis de ensino, pedagogos, psicólogos, bibliotecários, programadores e designers — trabalha para a criação de um ambiente adequado ao ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes, bem como fornece subsídios para a pesquisa e a comunicação de educadores e famílias associadas ao portal.Esse projeto, que se baseia na busca constante da otimização dos recursos computacionais e na criação de conteúdos próprios e de ferramentas específicas para o meio educacional, leva em conta dois aspectos essenciais: primeiro — o professor deve ser o agente na utilização da tecnologia e, por isso, as ferramentas devem ser elaboradas para atender às suas expectativas e necessidades; segundo — a Internet é mais uma ferramenta que deve enriquecer o currículo e o cotidiano escolar e não pode ser vista como um recurso deslocado dessa realidade.

Carlos Eduardo MotterGerente de atendimento do Portal Educacional

Olá pessoal achei interessante estar compartilhando com a turma essa matéria, pois ela diz como a tecnologia é utilizada na educação através de um portal educacional.

beijão!!!!!!!Susy pelo grupos !!!!!!!!!!