Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

domingo, maio 07, 2006

China deverá ter 60 milhões de blogueiros até final de 2006

Mesmo não sendo da equipe da internet li uma matéria e gostaria de compartilhar com vocês olha só como estamos...Espero que depois de ler reflitamos sobre o seu conteúdo e qual seria a nossa posição se isto acontecer no Brasil?

PEQUIM (Reuters) - O hábito de criar blogs, os diários online, está crescendo na China, e o número de blogueiros deve chegar a 60 milhões até o final deste ano.
A China é o segundo maior mercado de Internet do mundo, depois dos Estados Unidos, com mais de 110 milhões de usuários. Segundo pesquisa da ferramenta de busca chinesa Baidu.com, o atual números de blogs é 36 milhões, administrados por 16 milhões de pessoas, divulgou a agência de notícias oficial Xinhua neste sábado.
O número de blogueiros chineses deve chegar a 60 milhões no final do ano, disse a Xinhua, citando um relatório da indústria de mídia chinesa feito pela prestigiosa Universidade Tsinghua.
Zhang Xiaorong, diretor de desenvolvimento estratégico da "Bokee", fundada em 2002 e que afirma ter a maior fatia do mercado de blogs da China, disse que sua companhia cria cerca de 100 mil novos blogs por dia.
"Os 60 milhões de blogueiros corresponderiam a mais da metade dos 110 milhões de internautas da China", disse Zhang à Xinhua.
O relatório da universidade prevê que o número de blogueiros na China chegará a 100 milhões em 2007.
Apesar de a indústria ter investido pesado nos blogs, nenhum dos provedores do serviço está lucrando, diz o relatório.
Outro relatório recente da Sociedade de Internet da China mostrou que nove por cento dos blogueiros escrevem todos os dias, 29 por cento, de uma a três vezes por semana, enquanto 35 por cento escrevem entre quatro e seis vezes por semana, disse a Xinhua.
O crescente celeiro de jornalistas atraiu empresas locais e gigantes estrangeiras como a Microsoft, o Google e o Yahoo Inc. Mas os mandarins da propaganda do Partido Comunista são obcecados pelo controle, e fecharam alguns blogs opinativos. Salas de chat e murais online são monitorados diariamente em busca de comentários políticos controversos, e palavras delicadas como "liberdade" e "democracia" são censuradas.