Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

terça-feira, maio 02, 2006

Internet como Tecnologia da Educação

Lendo a revista Educação, olha só o que encontrei....Uma artigo que fala das Aulas Eletrônicas,Diferencial nos anos 90 e assim começa o artigo .
" Com um grande número de acessos, os portais dos sistemas de ensino concentram o maior volume de informações sobre educação da internet brasileira.Mas a web, usada como ferramenta pedagógica auxiliar e como canal de relacionamento com pais e professores, não está sozinho como chamariz tecnológico para atrair escolas.
O J.Piaget sistema Multimidia , hoje com 160 parceiros, é um dos pioneiros no uso da tecnologia. Segundo José Luiz Cavalaro, empresário e diretor administrativo da escola, o incomodava o fato de que o computador praticamente não havia sido incorporado em meados dos anos 90."Eu vinha de outros setores e achava a escola uma apatia total, ninguém pensava em usar o computadorcomo ferramenta". Relembra.
Visitou o projeto Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, e ajudou a desenvolver um "sistema de educação para o futuro ".
"Não me conformava com o fato de o professor levar quatro, cinco minutos para responder a uma pergunta de um aluno. Desenvolvemos aulas eletrônicas, com cores, movimentos e sons numa fração de segundo, projetadas em telões de 2 x 3 metros", conta.
Uma conjunto de apostilas bimestrais acompanha as aulas ministras nos telões. Além disso, o J.piaget oferece mais quatros CDs por aluno - com links para complementar conteúdos na internet e as aulas dadas em sala, á base de jogos interativos - manual do professor, cursos de capacitação e assistência permanente. Para Cavalaro, o investimento patra montar oitos salas de aula, com computares e TVs ou telões ( o que considera ideal)fica entre R$ 9 mil e R$ 20 mil."Nosso diferencial é esse material é para assistir em sala de aula normal.O material é padrão para todo o país. Quando necessário, uma bibliografia complementar é indicada. "Não vejo problema. Estamos mandando algo muito avançado, de primeiro mundo, para todo o país.As diferenças de palavras como semáfaro e farol, como se fala em São Paulo, para sinaleira, como se dizem no Rio, eles aprendem. Afinal, isso é cultura, , não?", pergunta."
Revista Educação, ano 9- nº 108.