Comentário: Cinema e Vídeo na Educação
O tema do nosso grupo, Cinema e Vídeo na Educação, é bastante amplo e de início gerou alguma discussão no grupo, até que chegássemos a um consenso. Houve um trabalho de pesquisa, leitura e debate durante as nossas aulas.
Após uma breve história do cinema e vídeo, destacamos o que se pesquisa hoje nessa área, falamos do uso da linguagem áudio-visual em diferentes estágios escolares, e também apresentamos as formas de potencializar o uso de filmes em sala de aula, trazendo exemplos práticos como o filme “Ilha das Flores”.
Foi um trabalho bastante enriquecedor e nos abriu horizontes, pois o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, especialmente as fitas de vídeo, podem servir de acessórios às exposições dos professores, bem como de ponto de partida para debates e discussões.
O educador pode ir além da apresentação expositiva dos tópicos em aula, fomentando o debate a partir das cenas dos filmes e aprofundando as questões com os alunos. Recorrendo às fitas de vídeo. O educador tem um instrumento concreto de ilustração de situações de conflito ético, moral, de cidadania, entre outros temas que podem ser trabalhados com qualquer turma de alunos, desde o ensino fundamental.
Como já disse o tema é amplo e o crescente desenvolvimento das tecnologias de impressão, difusão de idéias em meios eletrônicos e digitalização de dados acarretam profundas mudanças na relação de ensino e aprendizagem. Assim, sabemos que a cada dia surgem novas idéias de utilização desses recursos em sala de aula e esperamos que o nosso trabalho tenha contribuído um pouco com a turma!
Ana Silvia
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home