Olá, Esse é o blog da nossa turma, um lugar para compartilhar nossas idéias e descobertas em Educação, Comunicação e Tecnologia. Um lugar em que podemos estar juntos virtualmente, aproveitando as oportunidades que o ciberespaço nos oferece para co-participarmos das aprendizagens uns dos outros, do proceso de co-criação e da construção coletiva do conhecimento.

quarta-feira, julho 12, 2006

Comentário sobre ação pedagógica frente às mídias Tecnologia Educacional

Aí Galera, estou socializando um comentário a respeito da nossa postura de pedagogos comprometidos com a transformação social, frente aos nossos futuros educandos.

Silvana Leonora -6ª Fase de Pedagogia

Somos diariamente “bombardeados” pela mídia, a qual são atribuídos, entre outros, os papéis de informar, oferecer entreternimento e integrar culturas.
Os meios de comunicação transmitem informações (confiáveis ou não), relatos de acontecimentos, opiniões ( muitas vezes disfarçadas de notícias), diversão e uma avalanche de publicidade. Sem ter critérios de escolha e senso crítico para analisar esses produtos, o receptor acaba sufocado por eles e incorporado a uma massa acrítica de consumidores de mídia.
No contexto que iremos atuar com nossos educandos, percebe-se uma reduzida capacidade de reflexão e análise de conteúdo dos meios de comunicação. Como Martín-Barbero, entendo que esta situação reflete não apenas uma passividade do receptor, “vitimizado” por uma mídia inescrupulosa, mas, uma interação entre os pólos do processo comunicativo.
Os produtores de mídia têm suficiente conhecimento dos valores, interesses e expectativas do público receptor, apropriando-se de seus raciocínios simbólicos e colonizando o espaço de suas representações sociais, com produções que atendem interesses comerciais de classes dominantes.
O contraponto possível nesse cenário é a educação para a mídia, um conjunto de ações que promovem a capacidade de ler criticamente as mensagens e conteúdos veiculados pelos meios de comunicação em massa.
Assim, é imprescindível que realizemos junto aos educandos a mediação da leitura de produtos da mídia; possibilitando na sala de aula espaços para a reflexão, análise e debates sobre os conteúdos e mensagens dos filmes, programas e outros produtos da mídia. Faz-se necessário avaliar também, pelos recortes e seleções de conteúdos realizados pelos próprios educandos, quais os níveis e áreas da mídia representam o público jovem para que assim possamos aos poucos construir com os educandos e suas famílias critérios de escolha e senso crítico com relação à mídia e às suas leituras de mundo..